quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Novas descobertas

Pesquisas recentes indicam cada vez mais que uma série de fatores biológicos (cuja interrelação ainda continua sendo um mistério) predispõe a pessoa a apresentar sintomas do transtorno de personalidade borderline. As pesquisas estudam diferentes áreas e sistemas do cérebro e como sua atividade acima ou abaixo da média pode afetar comportamentos. Isto inclui neurotransmissores, serotonina, a amídala (parte do sistema límbico), diferentes formas de perceber e processar conhecimento e emoções, hipersensibilidade a estímulos e mudanças, córtex pre-frontal, insônia, resposta a dor, receptores opióides, hipocampo, ocitocina, entre outros. Também apontam para a real possibilidade, em vista destes fatores, de se aproveitar da neuroplasticidade cerebral, que nada mais é do que a capacidade de nosso cérebro de mudar através de estímulos, para promover melhora nos comportamentos apresentados, através de tratamentos adequados. É muito importante acompanhar de perto essa evolução nas abordagens e tratamentos, tanto por parte dos familiares, que podem contribuir muito para uma melhora, quanto por parte dos profissionais da área de saúde mental.

6 comentários:

  1. O livro e os comentários que você faz não é destinado a pessoa que tem o TPB, né? Por que não coloca algo direcionado para o próprio Borderline?
    Bjos
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Ana - foi ótimo você ter comentado isso!! Já estou trabalhando numa revisão do livro justamente para suprir essa lacuna, e acrescentar algo direcionado para o próprio Borderline!! Obrigada e um abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Excelente ideia. Nós, Borderlines e possíveis Borderlines, queremos mais por nós. Precisamos de ajuda para entendermos tudo à nossa volta. Poucas pessoas dão atenção necessária a esse assunto tão complexo. Obrigada, Helena! Estou às suas ordens no que precisar! Se puder, e quiser, dê uma olhadinha no meu blog. Mostro um pouco de mim lá, tavez te sirva!

    ResponderExcluir
  4. Otimo T!!! Farei isso! Obrigada pelo incentivo. E vou conferir seu blog. E espero poder ajudar a um número cada vez maior de pessoas, com a contribuição de vocês!

    ResponderExcluir
  5. T - nao consegui acessar seu blog. Gostaria de ter uma idéia melhor do que voce gostaria que fosse incluido no meu livro. Pode me mandar e-mail no helenapolak@terra.com.br, ok?

    ResponderExcluir
  6. oi! helena gostei muito do seu blog.Encontrei nele um pedaço de criatividade que faltava na rede!

    ResponderExcluir